top of page
  • Foto do escritorSHALOM

DIVERSIDADE RELIGIOSA

(EF07ER05X) Elencar e discutir estratégias que já foram utilizadas, mas também novas formas criativas que promovam o diálogo e a convivência ética e respeitosa entre as religiões e filosofias de vida.

As organizações religiosas apresentam-se nas sociedades como sistemas organizados, muitas vezes, institucionalizados a partir de estruturas hierárquicas, conjunto de doutrinas, ritos, símbolos e normas éticas, podendo ser dogmáticas, mas também abertas e flexíveis. Estão presentes em nosso cotidiano sendo visíveis através da diversidade religiosa e reconhecidas com suas características diversas como: na atuação de homens e mulheres com suas funções e papéis, através das suas lideranças e personalidades de destaque, assim como a distinção entre religiões patriarcais e as matriarcais.

Os modos de organização das religiões variam muito. Algumas são organizadas em fortes hierarquias, com um controle centralizador, outras são menos organizadas e, ainda, há aquelas sem nenhuma organização sistematizada, sem grandes estruturas.

Toda organização religiosa possui sua estrutura hierárquica específica. Essas organizações são orientadas por um grupo de doutrinas e conhecimentos que surgem das práticas rituais e comportamentais vividas coletivamente nas comunidades ou, ainda, pessoalmente no dia a dia.

As religiões influenciam as diferentes formas de compreender e representar a natureza e o destino dos seres humanos. São fontes inspiradoras da arquitetura, da música, da dança, do teatro, da pintura, da poesia, entre outras. A religião é um fenômeno que as sociedades humanas têm produzido em diferentes contextos geográficos, históricos como parte do processo de construção cultural. Apesar de muitos não participarem de nenhuma religião, mas é inegável a sua influência.

O objetivo principal de uma organização religiosa é preservar as orientações contidas nos textos sagrados, as quais devem guiar o bem viver de seus seguidores. Ou seja, repassar as práticas e transmitir às gerações futuras a economia, a construção e manutenção do patrimônio financeiro das organizações religiosas, garantindo, por meio de uma ordem pré-estabelecida, o cumprimento de suas finalidades.

Para uma organização hierárquica se constituir, faz-se necessário um grande número de especialistas religiosos, conforme a configuração das tradições religiosas, como, por exemplo: sacerdotes, feiticeiras, xamãs, pais-de-santo, pajés, gurus, irmãs, pastor, freiras, monges, papas, entre outros. Conforme a tradição religiosa, a lista é maior ou menor.

As religiões do mundo se estruturam organizando o espaço físico, delimitando a geografia com suas mesquitas, templos, igreja, terreiros, etc., e organizando o espaço humano, atribuindo papéis de acordo com as funções que cada um possa no interior da tradição.

A organização religiosa está presente em nosso cotidiano sendo visível através da diversidade religiosa presente no contexto em que vivemos e pode ser reconhecida, entre outras maneiras, por meio da estrutura hierárquica do interior dessas organizações e que convivem no contexto da comunidade dos estudantes, sendo percebidas através das lideranças religiosas (padres, pastores, pai-de-santo, rabinos entre outros).

Nestas organizações percebe-se a atuação de lideranças exercidas por homens e mulheres com funções e papéis definidos que são fundamentais para a sua manutenção e sobrevivência das instituições religiosas.


(Marcos Roberto Amorim)


QUESTÕES

Leia atentamente o texto para responder às questões de 1 a 7.


1. O que você entende por:

a) Religião dogmática

b) Religião flexível

2. Qual é o objetivo das organizações religiosas?

Explique.

3. Sobre as diferentes religiões:

a)Enumere os especialistas religiosos citados no texto.

b) Você conhece a tradição religiosa de todos eles?

( ) Sim ( ) Não

c) Cite o especialista religioso que você não conhecia.


4. Enumere os espaços religiosos citados no texto.

5. De acordo com o texto o fenômeno religioso influenciou as artes. Cite dois exemplos.

6. Qual a importância dos líderes religiosos?

7. O que significa dizer que algumas tradições religiosas tem uma hierarquia organizada?


8. PESSOAL. Suas atitudes são influenciadas pela sua religiosidade? Dê um exemplo.

9. PESSOAL. Em algum momento você conheceu alguma tradição religiosa que lhe pareceu estranha, ou muito diferente da sua realidade?

( ) Sim ( ) Não

10. PESSOAL. Você já presenciou um preconceito religioso? Comente.

11. PESSOAL. Você acredita que as religiões fazem bem às pessoas? Comente.

12. Observe a charge abaixo:



a) Qual é a sugestão da Mafalda? Explique.

b) PESSOAL. O que cada um de nós pode fazer para construir um mundo melhor?


13. PESSOAL. Qual é o maior problema, aquele que impede as pessoas de serem felizes?


14. PESSOAL. Dê outro título ao texto.

4.987 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


Post: Blog2_Post
bottom of page