top of page
  • Foto do escritorSHALOM

SALAMALEICO

Atualizado: 30 de jan. de 2022




Apesar da grafia, a palavra salameico é de origem árabe. Sendo assim, em árabe, a forma correta de se escrever é Salaam Aleikum, ou As-salamu Alaikum. Entretanto, a forma como nós escrevemos e pronunciamos foi aportuguesada.

A expressão árabe é uma saudação, e significa “que a paz esteja sobre voz”, sendo utilizada por muçulmanos islâmicos. Desta forma, ao receber a saudação, é esperado que a resposta seja “esteja a paz de Deus sobre vós também”. Ou no caso do idioma original, “Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam”.

O que significa salamaleico?

Salamaleico é uma expressão árabe utilizada como saudação pelos muçulmanos e a tradução quer dizer “Que a paz esteja sobre vós”.

Entenda melhor o significado de salamaleico

Apesar da grafia, a palavra salamaleico tem origem árabe. Trata-se de uma versão “aportuguesada” do termo original, Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum. Portanto, salamaleico diz respeito à forma como nós pronunciamos e escrevemos esta expressão árabe.

Porém, as três formas (salamaleico, Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum) têm o mesmo significado e querem dizer “Que a paz esteja sobre vós”. Esta é uma saudação usada popularmente entre os muçulmanos, os praticantes do Islã, religião monoteísta que segue os ensinamentos do profeta Maomé, descritos no livro do Alcorão.

Sendo assim, quando alguém diz “salamaleico” à outra pessoa, esta deve responder Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que quer dizer “esteja a paz de Deus sobre vós também”.


Salamaleque

A partir do termo salamaleico, outra palavra apareceu entre as versões aportuguesadas de expressões árabes que nós utilizamos aqui no Brasil: a salamaleque.

E o significado é bem parecido com o termo original, quer dizer “a paz esteja contigo”. Este refere-se a um cumprimento extremamente sofisticado.




25 CORUJAS - SALAMALEICO
.docx
Download DOCX • 186KB


4.315 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page