
CÓDIGO DA HABILIDADE
(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.
RESUMO DA ATIVIDADE
Identificar o papel dos sábios e anciãos através do seguinte texto:
ANCIÃOS TRANSMITEM A CULTURA INDÍGENA
Na maior parte das sociedades indígenas a transmissão dos elementos culturais como a mitologia, os rituais e os costumes é feita oralmente e são os idosos que desempenham essa função fundamental para a sobrevivência dos povos.
Há exemplos da importância do idoso para a preservação das culturas em aldeias da Amazônia e em Mato Grosso do Sul, onde o cacique Kaiová, Paulito Aquino, que diz ter mais de 100 anos, é a única pessoa a realizar os rituais de perfuração dos lábios. Entre os Baniwa, do Alto Rio Negro, os idosos são os responsáveis por contar as histórias da criação do mundo durante os rituais de passagem de idade. Há relatos de velhos sábios com conhecimentos e poderes sobrenaturais que reuniam uma legião de seguidores. A importância da figura desses sábios está também na organização e reorganização social fundamental para a sobrevivência do grupo.
A transmissão oral da cultura acontece em nativas de todos os continentes. No Brasil, existem cerca de 220 etnias indígenas e, em grande parte delas, a figura do ancião é valorizada como um arquivo vivo. Os saberes tradicionais englobam várias aspectos da vida nas aldeias, desde a medicina, com as curas através do conhecimentos dos remédios feitos de ervas e dos rituais xamânicos, até os cantos e as danças para os dias de festas.
A valorização das tradições passou a ser mais freqüente, principalmente a partir das organizações políticas e sociais que aconteceram nas últimas décadas para exigir o respeito aos direitos indígenas e a demarcação das terras. Esses processos utilizam os velhos como principais fontes para o resgate cultural das tradições que foram abandonadas e perdidas com o contato com as áreas urbanas.
http://www.comciencia.br/dossies-172/reportagens/envelhecimento/texto/env06.htm Acesso em 21 de agosto de 2018, às 19hs38
METODOLOGIA
· Passar o texto no quadro-negro para que seja assimilado lentamente.
· Entregar o xerox de uma imagem do ancião indígena para ser colada no caderno e ilustrar o conteúdo.
· Explicar cada parágrafo.
SUGESTÃO DE QUESTÕES
1. Escolha outro título para este texto.
2. Qual é o assunto tratado no texto?
3. Grife o parágrafo que você julga mais interessante. 4. Pesquise no dicionário o significado de: a) XAMÃ b) DEMARCAÇÃO c) SOBRENATURAIS d) ETNIAS
5. Qual a importância dos velhos sábios indígenas? Explique.
6. Explique o que é transmissão oral da cultura. (8 a 10 linhas)
7. De acordo com o texto os anciãos indígenas voltaram a ser valorizados. Explique porque isso está ocorrendo.

8. Retire do texto palavras ou expressões que sintetizam suas ideias e faça um bonito acróstico.
A R Querer aprender com os mais velhos U I V O V I V O 9. Leia:
RITUAIS DE PASSAGEM
Ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade. Os ritos de passagem podem ter caráter social, comunitário ou religioso. Ritos de passagem são aqueles que marcam momentos importantes na vida das pessoas.
https://www.google.com/search?q=RITUAIS+DE+PASSAGEM. Acesso em 07/05/20, às 11h22
O ritual de passagem mencionado no texto refere-se à: a) Casamento; b) nascimento dos filhos; c) idade; d) primeira caçada; e) jogos tribais.
10. Você considera que na comunidade em que você vive os idosos são valorizados? Comente.
11. Qual é a pessoa mais velha que você convive? Como é essa convivência? Comente.
12. Enumere seis saberes tradicionais indígenas apresentados no texto.
13. A partir do texto e de sua pesquisa no dicionário explique com poucas palavras o que é um ritual xamânico.
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro-negro, giz, xerox do ancião em estudo.
コメント