top of page
  • Foto do escritorSHALOM

EF04ER14MG - Qual é a diferença entre arte sacra e arte religiosa?

Atualizado: 27 de mai. de 2021

TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR

Embora se aproximem no tema, há uma diferença essencial que as difere.


Arte e religião

A religião é um tema recorrente tanto em nossas vidas quanto na história humana.

No que se refere às representações artísticas, o universo religioso apresenta uma rica variedade de obras, podendo ser encontradas em:

  • arquitetura de igrejas e templos;

  • esculturas;

  • painéis;

  • pinturas;

  • mosaicos e vitrais


Nas igrejas católicas, por exemplo, a arte sempre teve um forte papel pedagógico. As imagens relacionadas com cenas bíblicas, evangelhos, vidas de santos, tiveram por função despertar a religiosidade dos fiéis e fazer com que acompanhassem as celebrações litúrgicas. Muitas vezes tinham o papel de contar histórias, passo a passo.



Vitral feito numa Igreja Católica no período da Idade Média

Feitos em um momento onde a imensa maioria da população era analfabeta, os vitrais eram uma forma de representar a tradição bíblica dentro das Igrejas.


Diferenças entre as obras

Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o fim a que ela se destina.


Arte sacra

É produzida para fazer parte dos cultos divinos ou rituais religiosos, unindo a expressão do artista com a comunidade na qual ela pode ser inserida. É um fenômeno comunicativo que vai além do racional, desperta sensações de religiosidade e fé nos espectadores.

Sua função é servir de ornamento para os locais onde os ritos e celebrações religiosas irão ocorrer; de destino litúrgico (cultivar o divino).


Arte religiosa

Ela mantém os valores da religião retratada, mas não é destinada à realização do culto divino; reflete a vida e a devoção religiosa do artista, particularmente. Sem ela, não há arte sacra. Suas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos.







970 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page