top of page
  • Foto do escritorSHALOM

PET III - 9º ANO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atualizado: 29 de ago. de 2021

SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO - 10 QUESTÕES COM GABARITO
9º ANO - EF09ER01X - EF09ER02X - 3º BIM
.docx
Download DOCX • 664KB
SUGESTÃO DE ATIVIDADES - RIO DE JANEIRO
ENS.RELIGIOSO -9ºano - 3Bim - RIO DE JANEIRO
.pdf
Download PDF • 1.60MB
SEMANA 6
9º ANO SEXTA SEMANA PET 3
.pdf
Download PDF • 72KB
SEMANA 5
9ºANO QUINTA SEMANA PET 3
.pdf
Download PDF • 210KB
SEMANA 4
9º ANO QUARTA SEMANA PET 3
.pdf
Download PDF • 88KB
SEMANA 3
9º ANO TERCEIRA SEMANA PET 3
.pdf
Download PDF • 109KB
SUGESTÃO DE ATIVIDADES - 02 QUESTÕES COM GABARITO
9º ANO - ENSINO RELIGIOSO - 3º BIM
.docx
Download DOCX • 139KB
SEMANA 2
9º ANO SEGUNDA SEMANA PET 3
.pdf
Download PDF • 74KB
Com todo avanço científico e tecnológico, o ser humano ainda se encontra buscando respostas para as grandes perguntas existenciais: De onde vim? O que sou? Para onde vou? Essas questões causam conflitos, criam discussões entre estudiosos e até mesmo, produzem novas reflexões e conhecimentos.
Quanto mais se estuda e se observa as várias expressões da vida humana, constata-se que tudo está interligado e que nada fica de fora da trama da vida. Parece que tudo está em sintonia, seja com o ser superior, para quem tem fé, ou com o cosmos e a natureza, e o ser humano continua tentando compreender o seu lugare valor nisso tudo, se existe sentido em tudo e em todos os seres do planeta. Muitos se colocam em atitude harmônica com o todo, praticando ações que buscam o equilíbrio com o Universo.
“O questionamento é um portal para a projeção, é o limiar de onde o ser humano salta para a experiência transcendental, rumo a um lugar infinito, quanto mais respostas for capaz de dar, como o horizonte que se retira para mais longe. O ser humano é a pergunta que se levanta perante si mesmo, vazia, mas real e inevitável, à qual ele nunca pode superar nem responder adequadamente.” (SCHOCK, 2010, p. 15).

SCHOCK, Marlon Leandro. A transcendência humana e o sagrado. Diálogo, São Paulo, v. 15, n. 58, p. 14-18, maio/junho 2010.
ATIVIDADES - 02 QUESTÕES COM GABARITO (CAÇA-PALAVRAS + OBJETIVA)
EF09ER05X - CAÇA-PALAVRAS - GABARITO
.docx
Download DOCX • 19KB

EF09ER05X - CAÇA-PALAVRAS DA FINITUDE HUMANA
.docx
Download DOCX • 18KB
SUGESTÃO DE TEXTO SOBRE A UMBANDA PARA ATIVIDADE COMPLEMENTAR - PODERÁ SER DIVIDIDO EM TEXTOS MENORES OU ADAPTADO
EF09ER05X - UMBANDA E SEUS RITUAIS FÚNEBRES
.docx
Download DOCX • 322KB

 
SEMANA 1

A IMORTALIDADE NAS DIFERENTES TRADIÇÕES RELIGIOSAS

O sentido da vida, diante da certeza da finitude, leva o ser humano a refletir sobre suas limitações, pois mesmo diante de todo avanço científico, ele continua buscando resposta e encontra algumas, nas religiões. Nas tradições religiosas o ser humano encontra algo que oferece sentido para a existência além da vida. A existência de vida após a morte é uma crença que existe há muito tempo e se expressa de diversas formas. 

Alguns acreditam na ressurreição dos mortos, outros na transmigração, na reencarnação e na ancestralidade. Além dessas crenças existem filosofias de vida em diferentes culturas que defendem a possibilidade de que com a morte tudo acaba e que nenhuma outra forma de vida é possível ou real, por exemplo: o Niilismo. Essa concepção filosófica defende a inexistência de fundamento me- tafísico para justificar a existência humana e divina. Os adeptos da perspectiva niilista organizam sua vida e buscam dar sentido a ela a partir de princípios e valores voltados para o tempo presente.

A crença na reencarnação é encontrada nas tradições religiosas como o Budismo, o Espiritismo, Hinduísmo, as quais acreditam que a alma da pessoa que morre renasce. A vida é considerada como uma força que ciclicamente se renova em busca de plenitude. A morte seria uma interrupção temporária, mas não o fim.

Nas tradições religiosas do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, acredita-se na ressurreição, que significa “voltar a levantar-se”, ressurgir”. Como o despertar de um sono (diz-se “os que jazem no sono da morte”), ressuscita-se. A diferença é que não volta a esta vida, nem num determinado tempo e espaço.

A Transmigração é uma doutrina filosófica de origem indiana, transportada para o Egito de onde mais tarde Pitágoras a importaria para a Grécia. Os discípulos desse filósofo ensinavam ser possível uma mesma alma, depois de um período mais ou menos longo no império dos mortos, voltar a animar outros corpos de homens ou de animais, até que transcorresse o tempo de sua purificação e pudesse retornar à fonte da vida.

A ancestralidade, presente nas tradições religiosas africanas, é a crença na sobrevivência dos espíritos dos antepassados, que são considerados ancestrais por terem vivido exemplarmente na comunidade, transmitindo ensinamentos e contribuindo com a estabilidade da tribo ou comunidade.

Texto adaptado de LONGEN Mario Renato. Redescobrindo o universo religioso, 9º ano do Ens. Fund. Petrópolis: Vozes, 2015,p. 68-74


PET III - 9º ANO
.docx
Download DOCX • 382KB
SUGESTÃO DE VÍDEOS

* TRIBUNAL DE OSIRIS


https://youtu.be/zdri7qkneoc> Acesso em 04 de agosto de 2021



* POLITEÍSMO EGÍPCIO


ATIVIDADE: 01 QUESTÃO OBJETIVA COM GABARITO
EF09ER05X - IMORTALIDADE - GABARITO
.docx
Download DOCX • 18KB

EF09ER05X - IMORTALIDADE
.docx
Download DOCX • 17KB


11.329 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page