top of page
  • Foto do escritorSHALOM

CANDOMBLÉ NO RIO GRANDE DO SUL

Atualizado: 19 de abr. de 2020



TEXTO DE APOIO PARA O PROFESSOR

Os dados do Censo 2010 do IBGE revelaram que os católicos passaram de 73,8% em 2000, para 64,8%. Já a proporção dos evangélicos (presbiterianos, adventistas, luteranos,metodistas, anglicanos, batistas, etc.) aumentou de 15,4% para 22%. Na terceira colocação (8%) encontramos as pessoas que declararam não ter religião. Só cerca de 6% dos brasileiros não se encaixam nessas três correntes - a dos católicos, protestantes ou sem religião.

Vale também lembrar que a expressão de uma identidade religiosa está, muitas vezes, acompanhada das contradições vividas pela sociedade. Assim, embora as religiões afro-brasileiras tenham imensa popularidade no Brasil, ainda são poucos os brasileiros que assumem essas religiões como sua fé pessoal.

Segundo o IBGE, as religiões afro-brasileiras possuem, no estado do Rio Grande do sul, número absoluto de adeptos superior ao revelado pela Bahia. Em outras palavras, na Bahia, a despeito de ser a grande referência das religiões afro-brasileiras, uma proporção muito grande de praticantes do candomblé se define como católica.

Tudo isso evidencia que a religiosidade do brasileiro é viva e vibrante, levando-o a questionar, definir, e redefinir sua identidade religiosa, o que só acontece quando a religião se reveste de um elemento de peso, valorizado pelo cidadão.


SAGRADO. Caderno do Telecurso. In: FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Tecendo o saber. Leitura e reflexão, módulo 2. Rio de Janeiro, Fundação Vale do Rio Doce, 2006.


SUGESTÃO DE QUESTÕES

1. Analise o gráfico para responder

a) Qual é fonte dos dados apresentados?

b) Esse gráfico não nos mostra a data. Pesquise e descubra a última pesquisa feita no Brasil por este instituto.

c) O que este gráfico nos mostra?

d) Indique o percentual de cristãos.

e) Indique o percentual de ateus.

f) Indique o percentual de católicos.

g) Indique o percentual de devotos de religiões africanas.


2. Analise as proposições abaixo:

I - O grupo de Espíritas no Brasil se mantém estável nos últimos anos, porém foi superado pelos evangélicos e conta atualmente com cerca de 8% da população brasileira.

II - As religiões de matriz africana representam um percentual de 0%, uma vez que os brasileiros não se declararam devotos destes cultos, embora existam em nossa população.

III - 3% é o percentual de vários outros grupos religiosos no Brasil não identificados na pesquisa.

IV - O maior grupo representado no gráfico é de católicos e protestantes.

V - Os evangélicos tem uma participação expressiva de 22% percentuais.


São verdadeiras as proposições:


a) I, II, IV e V.

b) I, III, IV e V.

c) II, III, IV e V.

d)I, II, III e V.

e) I, II, III e V.


(EF08ER24MG) Inventariar as principais crenças, convicções e atitudes religiosas contemporâneas.

206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page