top of page
  • Foto do escritorSHALOM

MEDUSA

Atualizado: 18 de jan. de 2023






Vítima ou vilã?


Sempre fui encantada pela Medusa. Uma mistura de medo e interesse fora do comum desde criança.


O tempo foi passando e uma coisa que eu não entendia de jeito nenhum: como que Atena, do alto de toda a sua sabedoria castigou Medusa, uma vez que ela não tinha culpa de nada do que aconteceu?


Esse desenho foi feito pela Gabriela Trindade. Ilustradora da nossa coleção de e-books que em breve serão disponibilizados aqui.


Vamos lembrar: Medusa era uma linda jovem, sacerdotiza do templo de Atena. Ela tinha cabelos maravilhosos. Excessivamente vaidosa. Nós sabemos que os deuses gregos sempre castigam as pessoas que se execedem em qualquer aspecto. Vaidade demais? Sério? Só por isso? Aracne foi castigada por dizer que tecia melhor que a própria Atenas - segundo a tradição ela que inventou a tecelagem. Por essa afronta foi transformada em aranha, dando origem assim aos aracnídeos.


Recentemente tive o prazer de conhecer os NOITES GREGAS - podcast do professor Moreno e do Felipe Speck. Então o professor Moreno explicou o conceito de IBRIS, que é quando uma pessoa se compara em algum aspecto aos deuses. Ser tão bela como Atena...ela teria sentido ou falado isso.


De algum modo se assemelha ao casal Adão e Eva que queriam comer da árvore do conhecimento, do fruto proibido para serem como Deus em sua majestade e poder.


Até aqui podemos trabalhar em sala de aula.


Esse é o meu caderno de plano:


A partir daqui somente para OS PROFESSORES:


Segundo o professor Moreno, com Hesíodo temos a inmformação de que Poseidon, deus dos mares e oceanos estava muito interessado em Medusa. A partir da narrativa entendemos que Poseidon " possuiu" a jovem Medusa no templo de Atenas. Alguns dizem que com a ajuda de Afrodite ela sedeu aos encantos de Poseidon. Atenas tem sentimentos mal resolvidos com a sexualidade e ela não perdoa essa falta de respeito. Lembrando que Atena é uma deusa virgem.


Outros dizem que ela ela foi possuída contra a vontade. Vale a pena conferir:


Acesso em 22.12.2022







181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page