top of page
  • Foto do escritorSHALOM

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Atualizado: 26 de jun. de 2020

(EF07ER05X) Elencar e discutir estratégias que já foram utilizadas, mas também novas formas criativas que promovam o diálogo e a convivência ética e respeitosa entre as religiões e filosofias de vida.

Intolerância religiosa é uma forma de violência, física ou simbólica, que tem por objetivo a negação e a supressão de uma religião em detrimento de outra. Ou seja, é um caso de preconceito associado a algum tipo de violência em que se pretende negar a existência de religiões específicas. No Brasil, as religiões afro-brasileiras são o exemplo de religiões que sofrem com a intolerância religiosa. Pode, ainda, estar relacionada a diferentes processos sociais, para além da própria religiosidade, como colonização, preconceito étnico-racial, hegemonias, discriminação de gênero etc.

A relação com outros preconceitos é evidenciada pois, a religião é um dos aspectos culturais de um povo. E traz em si uma interpretação sobre o mundo, a vida, as relações sociais. Uma religião pode discriminar a outra para além das questões de diferentes divindades, por exemplo como as pessoas se comportam ou se relacionam com temas sociais.

www.infoescola.com Aceso em 08/ 06/20, às 22h58


QUESTÕES

1. Explique com suas palavras o que você entendeu sobre a intolerância religiosa.

Eu entendi que é uma forma de violência física ou no modo de agir para negar ou destruir uma religião e valorizar outra.


2. Qual é a religião mais discriminada no Brasil? Comente.

Conforme o texto, as religiões africanas são as que mais sofrem com a intolerância no Brasil. Exemplos: Candomblé e Umbanda.


3. Explique o que você entendeu por violência simbólica.

A violência simbólica é o mesmo que negar ou tentar destruir uma religião com as atitudes, mas não precisa agir com violência física. Pode ser só com palavras.


4. Leia:

A crença religiosa é um dos elementos da cultura de um povo. Negar o direito a esta crença equivale a mutilar uma pessoa”. (Domínio Popular)

Você concorda com esta afirmação? Comente.

Sim. Quando uma pessoa é impedida de praticar sua religião a pessoa se sente como "se estivesse faltando uma parte de si mesmo". É muito triste.

5. Quais são os motivos do preconceito religioso. Cite dois.

Existem vários motivos que dão origem ao preconceito religioso. São eles;

  • processos sociais,

  • colonização,

  • preconceito étnico-racial,

  • hegemonias,

  • discriminação de gênero.

6. Veja:

A imagem ao lado chama a atenção para a diversidade religiosa, pois o mundo é plural. Há também outros tipos de diversidade que precisam ser respeitados. Escreva um slogan condenando o preconceito racial.

PESSOAL.

Exemplo:

"DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA É CRIME"!

Divulgue essa ideia.

7. Veja:


Analise a imagem para responder:

PESSOAL. O Brasil é um país onde todas as religiões se respeitam? Comente.

8. PESSOAL. Indique uma música ou poesia que trate da intolerância religiosa. Cite seu nome e autor.

9. PESSOAL. Existe alguma crença religiosa que provoque algum estranhamento ou desconforto em você?

( ) Sim ( ) Não

Aqui o professor pode fazer uma estatística sobre este dado, quando esta atividade for presencial. Comentar os dados da sala, como a sala se sente com relação a outras crenças diferentes.


10. PESSOAL. O que impede as pessoas de respeitarem todas as crenças religiosas? Comente.

Para seu aluno acesse o arquivo:

Intolerância_Religiosa__PET_-_7º_Ano_-
Download • 156KB

2.382 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page