top of page
  • Foto do escritorSHALOM

FAMÍLIA: A BASE DE TUDO

Atualizado: 30 de mar. de 2020


APRENDENDO COM QUEM?

Por que você fala português? Por que anda sobre dois pés? Por que come com garfo e faca? Por que escova os dentes após as refeições? Desde pequenos, tudo, ou quase tudo, que aprendemos é adquirido a partir das observações do que os outros dizem e fazem.

Aprendemos a andar sobre os dois pés porque observamos as pessoas fazerem isso e tentamos imitá-las. Aprendemos a falar português porque é a língua que sempre ouvimos. Da mesma forma, aprendemos as regras de convivência de nossa casa, de nosso bairro, de nossa escola, de nossa cidade, de nosso país. Enfim, as pessoas influenciam nossa maneira de ser e de agir.

Diante disso, você pode imaginar o que acontece: quando uma criança é criada numa família em que há justiça, solidariedade e amor, quando alguém começa a andar com más companhias, quando uma criança é maltratada pelo adultos, quando crianças e jovens recebem carinho e compreensão em casa e na sociedade.

Mas por que dois irmãos que vivem numa mesma família, estudam num mesmo colégio, convivem num mesmo ambiente, às vezes, se tornam pessoas de comportamento tão diferentes?

Isso acontece porque somos capazes de tomar decisões próprias, ou seja, somos dotados de liberdade. Podemos reagir e fazer não aquilo que vemos os outros fazerem, mas aquilo que queremos.

Mas há exceções. Às vezes, a influência do meio ambiente é tão forte que a pessoa dificilmente consegue evitá-la.

B.REYMOND. Le développement social de l’eenfant ET de i’adolescent. Bruxelas: Dessart, 1965. P.12-14, apud C. Capalbo. Fenomenologia e ciências humanas. Rio de Janeiro: J.Ozon, p. 25-6.

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page