top of page
  • Foto do escritorSHALOM

PORCOS ESPINHO

Atualizado: 4 de jun. de 2020


Planejamento Semanal - Março - Parte III

(EF02ER02X): Identificar e respeitar costumes, crenças e formas de viver em variados ambientes de convivência, com colegas, familiares, pessoas idosas, etc.

Resumo da Atividade

Identificar formas de viver em família a partir da fábula do Porco-Espinho.


METODOLOGIA

· Contextualização a partir da Fábula do Porco-Espinho.

“Durante uma era glacial, quando o globo terrestre esteve coberto por grossas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, por não se adaptarem ao clima gelado.
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver começou a se unir, a juntar-se um pertinho do outro. Assim, um podia aquecer o que estivesse mais próximo. E todos juntos, bem unidos, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno rigoroso. Porém, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, calor vital, questão de vida ou morte. Na dor das “espinhadas”, afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.
Dispersaram-se por não suportar os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito. Mas essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precaução, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos. Assim, aprendendo a amar, resistiram ao gelo. Sobreviveram”.
 https://pensebem.blog/2013/11/04/fabula-do-porco-espinho/

· Trabalhar todos os elementos da fábula comparando com as relações afetivas em família. Oralmente.


a) Era Glacial = Tempo difícil quando grande parte do globo terrestre congelou e matou a maioria das formas de vida. A última teria sido por volta de 12.000 a 10.000 a.C=pode der comparada a todas as dificuldades que enfrentamos em família. Algumas mais pesadas.

b) Manada de Porcos-Espinhos = Todos nós que vivemos em família.

c) Espinhos= Nossos defeitos, nossas limitações, nossas dificuldades de convivência.

d) Doíam muito= Os conflitos em família causam muito sofrimento.

e) Os que morreram congelados= São os que desistiram das suas famílias.

f) Os que sobreviveram= São aqueles que tiveram tolerância com seus semelhantes.

Recursos didáticos:

Xerox do texto para colar no caderno de religião para registro da habilidade.

1.795 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page