top of page
  • Foto do escritorSHALOM

EF09ER - DINÂMICA DE SHIVA



ETAPAS DA DINÂMICA

I - Formar um círculo com as carteiras.

II - Pedir que se acomodem nas carteiras com os olhos fechados e postura ereta.

III - Colocar um fundo musical indiano.

IV - Apresentar o mito de SHIVA. Contar a história dele. Explicar toda a simbologia da sua imagem. Se possível entregar um xerox para cada aluno refletir. Outra opção é projetar no datashow, juntamente com a música.

V -Enfatizar que: ELE TEM QUATRO BRAÇOS EM SUA ICONOGRAFIA porque é responsável pela construção e destruição do cosmos. Ele faz isso para manter o equilíbrio, ou seja, é preciso matar em nós o que não está bom, o que nos prejudica para nascer de novo o que traz plenitude.

VI - Entregar para cada aluno a imagem de Shiva e pedir que eles façam o desenho em papel sulfite ou outro, conforme a condição de cada escola. Nós escolhemos uma imagem com seu semblante, mais fácil para desenhar.

VII - Importante: É um processo. Enfatizar agora que enquanto faz o desenho, o aluno deverá repesnar suas prioridades, seus valores. Mentalmente deverá indicar o que precisa morrer dentro de si, ou deixar de existir em sua vida para que possa ser uma pessoa melhor.

O desenho acima foi feito pelo nosso aluno da Escola Municipal Américo Ferreira. Fizemos esta dinâmica em duas aulas. Iniciamos a primeira aula com todas as etapas e finalizamos o desenho e motamos o mural na segunda aula.

mural shiva 1
.docx
Fazer download de DOCX • 14KB

mural shiva
.docx
Fazer download de DOCX • 439KB

QUEM É O DEUS SHIVA

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem.

Shiva também é considerado o criador do Yoga (Ioga), devido ao seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.

De acordo com a doutrina hindu, o deus Shiva pertence a uma Trindade chamada de Trimûrti, formada por Brahma, o deus da criação; Vishnu, o deus da preservação; e Shiva, como o deus da "destruição e regeneração".

Fazendo uma comparação com a Santíssima Trindade no catolicismo, por exemplo, Brahma seria o "Pai", Vishnu o "Filho", e Shiva o equivalente ao "Espírito Santo".

Shiva é representado por uma figura masculina, normalmente sentado na posição de lótus (com as pernas cruzadas), tradicional posição da ioga.

É caracterizado por possuir quatro braços: dois pousados sobre as pernas, o terceiro segurando um tridente (trichula, que simboliza a trindade Trimûrti), e o quarto está segurando um tambor em forma de ampulheta que representa o ritmo da vida determinado por sua música.


Na cabeça do deus Shiva existe um jarro de água, que representa o poder deste elemento natural que foi concedido aos homens, e que segundo os hindus simboliza o rio Ganges, na Índia.

Segundo a lenda, Shiva nunca cortava os seus longos cabelos, que seriam a fonte de todo o seu poder e energia.

Na testa, a figura mitológica do deus Shiva tem um terceiro olho (conhecido como o "Olho de Shiva") que simboliza a inteligência e o fogo destrutivo da renovação. Sobre a cabeça de Shiva ainda está uma lua crescente, que significa a renovação constante da natureza.


280 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page