
O José Datrino nasceu em 1917 lá em Cafelândia. Poderia ter sido mais um brasileiro comum, com as alegrias e dramas que todos vivem. Mas ele passou por dificuldades que o levaram a perder sua pequena empresa, o que levou a perder a sua família. A partir daí ele se tornou um andarilho, vivia nas ruas.
.A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar". Oferecia, em gesto de gentileza, flores e rosas para as pessoas que cruzavam seu caminho nas ruas do Rio de Janeiro.
Mas era de um jeito todo diferente: deixou a barba longa, começou a usar uma túnica branca e passou a escrever mensagens de gentileza no viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro. Em pouco tempo foi reconhecido como um ‘PROFETA DA GENTILEZA”, uma personalidade peculiar, tamanha a educação que se dirigia às pessoas.
E as mensagens? Eram um verdadeiro gesto de amor e carinho por todos. Porque como dizia o profeta:
“GENTILEZA GERA GENTILEZA”.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Parabéns !Vcs nem imaginam o quanto nos ajudam com suas atividades e textos.😍
Boa noite. Gosto muito das atividades propostas, me auxiliam muito em minhas aulas. Apenas tenho a dúvida dessas habilidades que aparecem nas atividades... pois eu não as encontro na BNCC versão final. Ou estou as interpretando errado? Gostaria que tirassem essa dúvida, por gentileza! Se possível, enviar a dúvida para o e-mail: 5anob.nsdapaz@gmail.com. Agradecida.