EF04ER05 -Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, escultura, ícones, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas.
O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de Justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.
A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho.
A capital do Império Romano era Bizâncio, por isso chamamos “Império Bizantino”. Antes da chegada dos Romanos na Turquia a cidade se chamava Constantinopla. (Hoje se chama Istambul).
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-bizantina.htm Acesso em 27/11/2020
Comentarios