top of page
  • Foto do escritorSHALOM

EMPATIA

Atualizado: 1 de jun. de 2020

(EF07ER23MG) Conceituar e exemplificar o que é valor, moral e ética.


Gentileza de jovem vendedor em Divinópolis vira meme na web

Educação é percebida por estudantes de faculdade, que comentam atitude. Psicóloga explica porque comportamento pode ser 'estranho' hoje em dia.

Atualizado em 07/09/2014 / Por Anna Lúcia Silva. Do G1 Centro-Oeste de Minas

Um jovem de 23 anos virou 'meme' na internet por ser educado e dar boa noite aos colegas na porta de uma faculdade em Divinópolis, local onde ele vende bombons. Várias montagens usando a foto de Guilherme Couto circulam nas redes sociais e ele afirma não se importar com as brincadeiras, desde que não sejam ofensivas. Para a psicóloga Cristine Strasburguer, o fenômeno na cidade pode ser explicado porque algumas pessoas de fato podem estranhar atos de educação extrema nos dias de hoje.

Guilherme se formou em engenharia de controle e automação há pouco mais de um mês. Ainda durante o curso, ele e um amigo montaram uma empresa de fabricação de chocolates e há um ano ele vende os bombons na porta da faculdade onde se formou. E é nesse ambiente que, segundo ele, tenta fazer a diferença.

"No início as pessoas estranhavam mesmo a forma de eu falar, mas eu acho que é um lugar onde as pessoas correm tanto e estão sempre de caras fechadas então um 'boa noite' pode ajudá-las a abrirem sorrisos e é gratificante para mim".


A psicóloga também associa a correria do local ao estranhamento das pessoas.


"A figura tranquila do jovem dando boa noite de maneira educada e calmamente na porta de uma faculdade onde as pessoas estão sempre correndo provoca estranhamento de fato. Podemos atribuir isso ao individualismo da atualidade, em que todos estão correndo tanto e se esquecendo das gentilezas, além do simples ato de cumprimentar alguém".

Bruno Henrique estuda na faculdade e conhece Guilherme por causa dos bombons. Quando comprou o chocolate do jovem pela primeira vez disse que ficou surpreso. "Ele me olhou nos olhos e me deu 'boa noite' e ainda disse 'boa aula'. Já pensei logo, o que esse cara quer? No dia seguinte ele me cumprimentou de novo, mas dessa vez sem eu comprar nada. Aí vi que era o jeito dele. E achei bacana ver o ato de gentileza completamente natural", contou.


A estudante Kelen Cristina dos Santos disse que sempre é cumprimentada por Guilherme e acha que é natural dele. "Ele é bastante simpático sorri para todo mundo. Acho que as pessoas até se aproximam dele por causa da gentileza. Admiro isso e olha que eu nunca comprei nenhum bombom dele", brincou.


Cristine Strasburguer frisou que a atitude do jovem ainda pode estimular outras pessoas a seguirem o exemplo. E é exatamente isso que Guilherme espera. "Como disse, as pessoas já estranharam meu jeito, mas depois acabaram se acostumando e elas já me cumprimentam automaticamente e sempre com sorriso no rosto. Isso é muito bom. E quanto às brincadeiras, já vi algumas e são bem vindas, desde que não sejam ofensivas", concluiu.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/09/gentileza-de-jovem-vendedor-em-divinopolis-vira-meme-na-web.html


SUGESTÃO DE QUESTÕES

1. Sobre a reportagem responda:

a) Qual o título?

b) Onde e quando foi publicada?

c) Quem escreveu?

d) O que virou notícia?


2. Porque Guilherme tem as atitudes gentis? Comente.


3. Veja:

Para a psicóloga Cristine Strasburguer, o fenômeno na cidade pode ser explicado porque algumas pessoas de fato podem estranhar atos de educação extrema nos dias de hoje.


Vivemos em uma sociedade em que ser educado pode ser considerado estranho? Comente a opinião da psicóloga.


4. Analise as frases abaixo. Em seguida escolha uma para representar o conceito de gentileza em sua opinião. Em seguida justifique a sua escolha.











5. Em sua opinião existe mais gentileza ou grosseria no mundo? Justifique a sua resposta.


6. MENSAGEM:


Escreva uma mensagem para o Guilherme Couto mostrando o seu sentimento com relação às atitudes do rapaz, tema da reportagem.


7. Observe o quadro abaixo:


A educação no dia a dia faz parte da moral, da ética ou do valor na vida de cada um ?

Justifique sua resposta.


8. Analise as imagens abaixo:





Escreva um parágrafo de 10 a 15 linhas sobre as ideias das duas imagens mostrando o seu ponto de vista. Dê um título a este parágrafo.


9. Crie uma cruzadinha com as virtudes de quem é gentil. Não se esqueça de elaborar as perguntas. A palavra-chave é: GENTILEZA.


1.013 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page