(EF08ER25MG) Resgatar os conceitos de valor, moral e ética.
ORÁCULO 20 A ARTE DA CONVERSAÇÃO Cultive a arte da conversação. Quem o faz é uma grande pessoa. Nada requer mais de nós para cultivar a convivência. E não existe ponto médio: com ela, ou se perde ou se ganha. Se devemos ter cuidado ao escrever, que nos permite pensar antes, muito mais atenção exige o que é dito de imediato. Os sensatos controlam bem sua língua. Por isso disse bem um sábio: “fale, se quiser que eu saiba realmente quem é”.
Tendem alguns a soltar a língua livremente na conversação, quando esta deve ser comedida, como a roupa que vestimos fora de casa, entre as pessoas. Deve-se falar com respeito e profundidade, indicando deste modo o quão ponderado se é. Para ser acertado, devemos adaptar-nos em inteligência e cultura com quem conversamos.
Não se preocupe em pontificar antes dos demais, indicando-lhes a palavra correta que devem usar, como se fora um gramático. Nem tampouco se comporte como se fosse o sumo juiz do correto e incorreto, pois todos participam da conversação. O falar discreto é melhor do que a eloquência. GRACIÁN, Baltazar. A Arte da Sabedoria. Edição completa com os Oráculos inspiradores escritos há mais de 300 anos. Faro Editorial. São Paulo, 2018, p. 15.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
1. Analise as proposições e assinale aquela que estiver em desacordo co as ideias do texto.
a) A eloquência é melhor do que o falar discreto; devemos falar como gramáticos;
b) Durante uma conversação não podemos nos comportar como juiz, respeitando a opinião dos demais;
c) A conversação deve ser comedida, assim como a roupa que vestimos fora de casa, na opinião do autor;
d) Conversar requer mais atenção do que escrever, no que se refere à convivência;
e) Quando conversamos mostramos para as pessoas quem realmente somos.
2. Segundo o autor é pela fala que conhecemos as pessoas. Você concorda com essa ideia? Comente a sua resposta.
3. O que significa "adaptar-se com inteligência e cultura com quem conversamos"?
4. Explique o que você entendeu por:
a) Eloquência
b) Falar discreto
5. O oráculo número 20 tem como tema a conversação ou diálogo. Quando o autor descreve a necessidade da sabedoria ao conversar ele entra no campo da ÉTICA, da MORAL ou dos VALORES ? Reveja os conceitos em seu caderno de Ensino Religioso e justifique a sua resposta.
6. Questão de Opinião: Livros com o propósito de ajudar o leitor a formar sua personalidade ou identidade funcionam? Dê exemplos.
7. O Oráculo 20 foi escrito há mais de 350 anos. As suas ideias ainda são atuais. Porque isso acontece? Elabore uma hipótese.
8. Nos dias atuais você conhece pessoas que dominam a arte da conversação como exposto pelo autor?
9. Pesquise o que significa "PONDERAÇÂO".
10. Veja:
Compare o provérbio indiano com o oráculo 20. Em seguida escreva um parágrafo de 8 a 12 linhas sobre esta comparação.
11. Segundo o autor "conversar requer mais atenção do que escrever". Você concorda com essa afirmação? Explique.
Edição integral com 300 máximas originais Este livro tem impressionado e inspirado filósofos, escritores e pensadores ao longo de mais de 350 anos. O autor Baltasar Gracián, jesuíta espanhol, era um arguto observador da natureza humana e das artimanhas do poder, que expôs com impressionante concisão, elegância e lucidez. São conselhos práticos sobre as relações pessoais e a arte de viver. Brilhantes, reveladores e às vezes austeros, os conselhos aqui reunidos são preciosos para todos que buscam, além do sucesso pessoal e profissional, uma estratégia de sobrevivência.
.https://www.amazon.com.br/arte-sabedoria-edi%C3%A7%C3%A3o-bolso/dp/858103084X. Acesso em 30/04/2020, às 14hs03
Comments