top of page
  • Foto do escritorSHALOM

FUNDAMENTALISMO

Atualizado: 19 de abr. de 2020


Frase de Nelson Mandela - O Pensador


TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR

FUNDAMENTALISMO


Etimologicamente, um dos sentidos da palavra religião é o de religar - a função da religião seria, pois, o rememorar ou reproduzir simbolicamente, por meio de seus ritos próprios, a revelação que lhe deu origem. O passar do tempo pode tornar rarefeita a lembrança da revelação original, lembrança esta que pode, ademais, "contaminar-se" de ideiais rivais que dividam com ela o mesmo ambiente cultural.

O fenômeno de difusão e da multiplicidade de ideiais, característico do mundo moderno, alarmou certos grupos protestantes nos Estados Unidos no início do século XX, que temiam seu efeito dispersante; o antídoto seria, para eles, um retorno e uma submissão mais estrita aos fundamentos que deram origem à sua religião e dela são o sustentáculo. O termo, por extensão, acabaria, com o tempo, por designar (pejorativamente em muitos casos) os integristas de qualquer doutrina, religiosa ou não, avessos a mudanças e influências exteriores.

Na prática, embora acreditem seguir à risca as Escrituras (a Bíblia, o Corão, etc.) ou tradições de sua religião, seguem mesmo é sua própria interpretação delas.


SAGRADO. Caderno do Telecurso. In: FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Tecendo o saber. Leitura e reflexão, módulo 2. Rio de Janeiro, Fundação Vale do Rio Doce, 2006.

(EF08ER26MG) Exemplificar como as ideias filosóficas e religiosas mobilizaram e mobilizam pessoas na história em defesa da cidadania.

922 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page