top of page
  • Foto do escritorSHALOM

MENINO NERVOSO

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Planejamento Semanal - Março - Parte II

EF02ER02X= Identificar e respeitar costumes, crenças e formas de viver em variados ambientes de convivência, com colegas, familiares, pessoas idosas, etc.


RESUMO DA ATIVIDADE:

Identificar os costumes e atitudes em ambientes de LAZER.


METODOLOGIA:


Contextualização a partir da HISTÓRIA DO MENINO NERVOSO

Era uma vez um menininho que tinha um mau temperamento. O pai dele deu um saco de pregos a ele e disse que para cada vez que o menino perdesse a calma, ele deveria pregar um prego na cerca.No primeiro dia, o menino pregou 17 pregos. Nas semanas seguintes, como ele aprendeu a controlar seu temperamento, o número de pregos pregados na cerca diminuiu gradativamente… Ele descobriu que era mais fácil se segurar do que pregar aqueles pregos na cerca.
Finalmente o dia chegou quando o menino não perdeu a calma mesmo. Ele então falou a seu pai sobre isto e o pai sugeriu que o menino agora tirasse da cerca, um prego por cada dia que ele não perdesse a calma.
Os dias passaram e o menininho então estava finalmente pronto para dizer a seu pai que tinha retirado todos os pregos da cerca. O pai então o pegou pela mão e foram até a cerca.
O pai disse:
"Você fez muito bem, meu filho, mas, veja só os buracos que restaram na cerca. A cerca nunca mais será a mesma! Quando você fala algumas coisas com raiva, elas deixam cicatrizes como esta aqui. Não importa quantas vezes você diz ‘desculpe-me’, a ferida ainda está lá. Um ferimento verbal é a mesma coisa que um ferimento físico".
Convivemos e trabalhamos com as pessoas todos os dias de nossa vida. Como tratamos estas pessoas? Como nos relacionamos com elas? O que esperamos delas? O que oferecemos para elas? Quantas vezes você cumprimenta, ou agradece, ou mesmo demonstra com um gesto de carinho, a satisfação desta convivência e troca diária?
                                                                                                             (Autor Desconhecido)

* Ler a história para os alunos.

* Pedir que comentem o sentido da história.

O quê entenderam?

* Fazer uma lista dos ambientes de lazer a partir dos alunos. Pedir que falem.

* Em ambientes como clubes, praças, parques, etc...ocorrem brigas, desentendimentos?

Como evitá-los?

* Reforçar que TODOS OS AMBIENTES DEVEM SER DE RESPEITO.

* Preencher o quadro de boas atitudes nos ambientes públicos e colar no caderno de Ensino Religioso para registro da habilidade.



RECURSOS DIDÁTICOS: Xerox do quadro de atitudes para os ambientes públicos de lazer.

Para seu aluno acesse o arquivo:


HISTÓRIA_DO_MENINO_NERVOSO__pandemia
.do
Download DO • 95KB

549 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page