top of page
  • Foto do escritorSHALOM

QUINTO ANO - Planejamento Semanal - Março- Parte II

Atualizado: 10 de abr. de 2020


CÓDIGO DA HABILIDADE

(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.


RESUMO DA ATIVIDADE

Introduzir o conceito de XAMANISMO dentro do contexto da tradição oral através do texto:


Xamanismo

O Xamanismo é uma prática ancestral, tão remota quanto a consciência do Homem. Embora muitos pensem que o xamã é uma figura indígena, e os índios tenham realmente preservado esta tradição, ela remonta ao período em que os homens viviam nas cavernas, na Era Paleolítica. A cultura xamânica abrange a práxis medicinal, mágica, religiosa e filosófica. Seu exercício engloba atos de cura, estados de transe, transformações e interação entre os corpos dos participantes e espíritos, tanto dos xamãs quanto de criaturas míticas, de animais, de pessoas que já morreram, entre outras.



O ritual xamânico pressupõe a presença de um sacerdote, conhecido como xamã. Ele normalmente se apresenta com o estado de consciência alterado, em êxtase, expressando assim poderes que normalmente não detém, comunicando-se com espíritos, plantas, entre outros seres, por meio de instrumentos próprios destes ritos, do seu corpo ou do organismo dos que assistem à cerimônia ou lá se encontram para serem tratados. Tambores soam, pessoas dançam, ervas consideradas sagradas são consumidas ritualmente, para que assim seja possível alcançar uma condição transmutada do consciente.


No contexto indígena brasileiro, o pajé corresponde à imagem do xamã. Proveniente do tupi, esta palavra substituiu no nosso idioma a expressão ‘xamã’.


https://www.infoescola.com/religiao/xamanismo/ Acesso em 26 de março de 2020, às 12h19.


METODOLOGIA


duração de 2 : 37

* Ler o texto com os alunos explicando e exemplificando.

* Colar no caderno.


RECURSOS DIDÁTICOS

Xerox do texto, Datashow, quadro-negro, giz.

#EF05ER06

462 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page