top of page
  • Foto do escritorSHALOM

GRÊMIO E INTERNACIONAL SE UNEM CONTRA O FRIO

Atualizado: 25 de jun. de 2020

EF07ER02X = Identificar e respeitar as práticas de espiritualidade (em expressões emocionais, vivenciais ou simbólicas) utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos).

EF09ER06X = Descrever e reconhecer o exercício da convivência e de coexistência como possibilidades de uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.


Interdisciplinaridade -História

EF09HI35= Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre os diferentes grupos e culturas.

EF09HI36=Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XX, reconhecendo os movimentos urbanos e rurais, formados por segmentos excluídos, que podem incluir mulheres, afrodescendentes, indígenas, grupos geracionais (jovens e idosos), portadores de necessidades especiais, seguidores de uma determinada religião, etc..., combatendo qualquer forma de preconceito e violência.

Internacional e Grêmio deixam rivalidade de lado para ajudar pessoas em situação de rua em Porto Alegre. No dia mais frio do ano no estado, Inter abre Ginásio Gigantinho para população de rua passar a noite, e oferece sopão e café da manhã. Ônibus do Grêmio levam cobertores e alimentos para doação.

Colorados e gremistas, lado a lado, sem rivalidade. Torcedores e dirigentes dos dois clubes de Porto Alegre trabalharam juntos nesta sexta-feira (5) por uma causa maior. O Ginásio Gigantinho foi aberto pelo Inter para acolher pessoas em situação de rua no dia mais frio do ano no Rio Grande do Sul, e o Grêmio encaminhou doações à sede do rival. Na Capital, a temperatura mínima ficou em 5ºC, com sensação de -0,9ºC. O sábado e o domingo também serão de muito frio, conforme a previsão. Trezentos colchonetes, com dois cobertores cada, foram espalhados pelo ginásio. O clube também se comprometeu a distribuir sopão e café da manhã para os acolhidos, em uma iniciativa em parceria com a prefeitura. Para garantir alimentos a todos e, quem sabe, abrigar um número ainda maior de pessoas, o Inter pediu doações de alimentos e cobertores. E a torcida tricolor marcou presença. Durante os tarde, dois ônibus do Grêmio deixaram a Arena carregados com 600 cobertores e mantimentos. Eles foram recebidos com aplausos no estádio do rival. Torcidas organizadas de Grêmio e Inter se uniram para organizar as doações. A comunidade também se mobilizou. No total, a ação no Gigantinho arrecadou até a noite de sexta em torno de 1 mil kg de alimentos e 20 mil peças de roupas. Segundo a assessoria do Internacional, 280 pessoas foram acolhidas.


QUESTÕES

1. Qual o tema da reportagem? Comente.

2. Onde e quando aconteceu este fato?

3. Como foi a ação social? Indique o papel de cada um.

4. Crie uma legenda para a foto da reportagem.


5. Crie outro título para essa reportagem.

6. PESSOAL. Você seria capaz de deixar de lado suas motivações e convicções religiosas para ajudar o próximo? Descreva seu ponto de vista.

7. PESSOAL. É preciso ser adepto de alguma religião para participar de ações como esta? Escreva um parágrafo com essa perspectiva.


8. PESSOAL. O que você diria aos dirigentes dos clubes por essa ação social? Escreva uma mensagem para os presidentes dos dois clubes.


9. PESSOAL. Observe a charge abaixo.


Escreva um parágrafo de 4 a 6 linhas sobre o sentido da charge.


10. PESSOAL. Durante sua experiência escolar você percebeu algum momento de discriminação religiosa? Em caso afirmativo descreve como ocorreu.

( ) Sim ( ) Não

Para seus alunos acesse o arquivo:


GRÊMIO_E_INTERNACIONAL_-_PET
.docx
Download DOCX • 126KB


348 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page