top of page
  • Foto do escritorSHALOM

EF08ER25MG - MORAL JUDAICO-CRISTÃ


VOCÊ CONHECE OS DEZ MANDAMENTOS?

Segundo a tradição, a moral judaico-cristã tem uma origem muito bonita.

O povo israelita era escravo no Egito. Foram então guiados por Moisés pelo deserto enfrentando muitas dificuldades até a Terra Prometida. É a passagem da vida de escravidão para a vida nova, a primeira PÁSCOA, quando fazem uma aliança com Deus.

A aliança foi assim: Deus escolhe o povo de Israel (mais tarde vai se chamar povo de Judá, ou Judeus) como seu povo, oferecendo leis para que eles seguissem, prometendo a sua proteção e uma descendência numerosa, tão grande como os grãos de areia e as estrelas do céu.

Segundo o Êxodo, Deus enviou duas tábuas contendo DEZ MANDAMENTOS que deveriam ser seguidos, dentro de uma arca de madeira como sinal da Aliança. Para alguns estudiosos o livro do Êxodo seria o mais importante, exatamente por contar o caminho percorrido pela humanidade em busca de pacificação e relações humanas mais dignas, exigências de sua fé.

Se antes valia a chamada Lei de Talião: Olho por olho e dente por dente, a partir das novas leis as pessoas seriam mais conscientes de tudo que era impróprio, controlando suas atitudes para não cometer delitos. E não precisar de uma ação reparadora que também fosse violenta.

Os Evangelhos apresentam Jesus Cristo – Deus Vivo – como PAI DA MISERICÓRIDA, também reconhecido como PRÍNCIPE DA PAZ. Em inúmeras passagens Jesus Cristo ensina as pessoas da época a perdoar sempre, sem exceção.

Não podemos esquecer que Jesus Cristo era um judeu autêntico e cumpridor dos preceitos religiosos.

E você? Como anda sua capacidade de perdoar?


EF08ER25MG - DECÁLOGO JUDAICO-CRISTÃO
.do
Fazer download de DO • 75KB

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page