top of page
  • Foto do escritorSHALOM

EF07ER06X - ANVERSÁRIO DE NIKOLA TESLA


Sabe quem é esse rapaz? Croata, filho de pastor luterano e de uma mãe com mente curiosa. Foi educado com princípios éticos, morais e muita curiosidade científica. Se você está lendo este texto no aparelho celular ou computador é graças a ele. De uma inteligência fora da curva, dedicou sua vida às invenções na área da eletrônica. Porém, se você ainda não o conhecia é porque ele não obteve o reconhecimento de seus estudos. A vida é assim...o que se há de fazer?

Mas vamos lembrar que ele foi contemporâneo de Marconi, seus estudos sobre as ondas de propagação eletromagnéticas permitiu a invenção do rádio. Tesla não resgistrava seus inventos, por isso não sabemos ao certo quais são. Sem nem imaginar o sem número de eletrodomésticos do século XXI inventou a tecnologia do controle remoto. Seus estudos permitiram a invenção do radar, do aparelho de ressonância magnética, da lâmpada fluorescente. Sim, mas quem ficou famoso foi o Thomas Edson, não é mesmo...segundo seus biógrafos Tesla trabalhava para Edson e brigaram quando o invento ficou pronto. Tesla queria que a patente fosse um patrimônio de toda a sociedade da época, e Edson... você já sabe...queria os rendimentos econômicos de tal feito. Por isso Tesla se recusou a ganhar com ele o Prêmio Nobel de Física de 1912.

Criou também o sistema de ignição para automotores. Antes dele os veículos precisam de uma manivela mecâmica para dar a partida, aquela cena de filmes antigos do motorista descendo do carro e girando uma manivela dentro do motor para que funcionasse.

Mas o que mais gosto de Tesla é que ele nunca se deixou abater por isso e nem desistiu de seu grande amor pela eletricidade. Ccontinuou e inventou muito coisa ainda depois da grande desilusão com seus amigos de laboratório. O ápice de seu trabalho, permitiu os estudos de robótica, física nuclear e atômica. Isso que é resiliência.

A última coisa: gosto da humildade que Nikola Tesla enfrentou a famosa "batalha das correntes" com Thomas Edson. No final sua teoria se mostrou superior: as correntes alternadas venceram. Então hoje, 10 de julho, parabéns Tesla!!!! Você é genial!!


SUGESTÃO DE FILME: A BATALHA DAS CORRENTE

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - TEXTO + 10 QUESTÕES DISCURSIVAS
EF07ER06X - NICOLA TESLA
.docx
Download DOCX • 139KB

SUGESTÃO DE VÍDEO - ENTENDA SOBRE AS CORRENTES ELÉTRICAS



153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page